Morte de mãe e filha de 5 anos a facadas deixa moradores de distrito em choque: 'A gente não tem palavras'
24/05/2025
(Foto: Reprodução) Homem foi preso em flagrante após matar mulher e filha dentro de casa em Cruz das Posses, segundo a polícia. Vítimas serão sepultadas na Bahia, mas IML ainda procura familiares para liberação dos corpos. Mãe e filha são mortas a facadas em Cruz das Posses
Os moradores de Cruz das Posses, distrito de 8 mil habitantes pertencente ao município de Sertãozinho (SP), passaram o sábado (24) tomados por tristeza, revolta e incredulidade após uma mulher de 34 anos e a filha de 5 anos serem mortas a facadas dentro de casa.
Preso em flagrante, o suspeito é Edson Silva de Oliveira, de 37 anos, que confirmou aos policiais militares ter cometido o crime contra a mulher, Valdirene Lopes de Oliveira, e a filha, Vanessa Lopes de Oliveira, após uma discussão. Ele foi levado para uma cadeia da região de Ribeirão Preto (SP) e responde por feminicídio e homicídio.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
"A gente não tem nem palavras, só dor, só sofrimento", afirma a dona de casa Regina Leonardo, vizinha da família.
O crime ocorreu na noite de sexta-feira (23), na Rua Visconde do Rio Branco, por volta das 21h. Segundo o boletim de ocorrência, Edson disse que, após uma discussão, a esposa pegou uma faca e o feriu no pescoço e que, na sequência, ele partiu para cima dela, tomou o objeto e com ele começou a golpeá-la.
Homem mata esposa e filha de cinco anos a facadas em Cruz das Posses, Distrito de Sertãozinho, SP
Redes Sociais
O suspeito também afirmou que a criança acabou atingida ao tentar proteger a mãe das facadas. Edson também afirmou, segundo a PM, que ao ver a filha morta, voltou a esfaquear a esposa, por culpá-la pelo que havia acontecido. O suspeito ainda relatou que, depois disso, deixou a faca sobre uma pia.
Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) e, após serem liberados, serão transferidos para o município de Pindobaçu (BA), terra natal da família, para a realização do velório e sepultamento. Segundo a Polícia Civil, familiares ainda não tinham sido localizados para a liberação dos corpos até o início da noite deste sábado.
Edson chegou a ser atendido em uma unidade de pronto atendimento antes de ser levado para a delegacia e para a cadeia. Um outro filho do casal, de 17 anos, está sob os cuidados do Conselho Tutelar de Sertãozinho e foi acolhido por um professor da escola dele, antes de também ser transferido para a Bahia.
'Não dá pra acreditar'
A dona de casa Suele Adriane conta que foi uma das primeiras pessoas a ver Edson gritando no meio da rua, visivelmente desesperado, logo depois das facadas.
"Eu estava na casa da minha mãe, na frente, conversando com um primo meu e ele gritava na rua 'socorro, eu tirei a vida da minha mulher e da minha filha'. Até então, por ele brigar muito, a gente não acreditou. Ele entrou de novo pra casa e saiu pedindo socorro de novo", diz.
Suele afirma que, na sequência, avisou a polícia e o serviço médico, que chegaram rapidamente ao local, mas depois preferiu não acompanhar o que estava acontecendo.
Mulher foi morta com a filha pelo marido em Cruz das Posses, distrito de Sertãozinho (SP), segundo a polícia..
Ronaldo Gomes/EPTV
"Eu fiquei em crise, entrei, não tive condições, não vi. Sem acreditar, porque os filhos procuram proteção nos pais e o próprio pai fazer isso", disse.
O comerciante Fernandes Menezes de Souza também se surpreendeu com a notícia. Ele conta que o casal havia ido ao bar dele na mesma noite sem demonstrar qualquer problema ou desentendimento. Próximo da família, ele lamenta tudo o que aconteceu.
"Nem acredito, porque o jeito que ele gostava da criança, pagava tudo pra criança, a menina, eu ia até ser compadre dele, ia batizar a filha dele, porque ele tinha muita consideração comigo", disse.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região